Não, não é um artigo do ViverDeBlog. Uma das métricas mais importantes para um Blog é a taxa de permanência de seus leitores, se você é um blogueiro você sabe do que eu estou falando. Principalmente se você acompanha a “navegação” ou comportamento do user ali na hora bem com a mão na massa (eu me sinto um 007, é foda!).

O Blog é uma ótima ferramenta pra se comunicar, criar relacionamento, educar sua audiência e oferecer informação de qualidade. Este formato de Blog que possuo hoje é resultado de muita experiência (experiência = tomadas no C*) e principalmente de muita CONVERSA com vocês, leitores através das minhas redes sociais.

VOZ DE MARCA

Uma coisa que uma marca precisa ter bem alinhada para que seu posicionamento de mercado seja um posicionamento correto, com autenticidade e diferencial é a sua VOZ. Cada pessoa tem um tom de voz, um jeito de falar de se expressar e assim também é com a nossa marca (e aqui eu não falo de logotipo). Encontrar a sua voz e alinhar isso em todos os canais ou pontos de contato que o cliente terá com você é o básico do Omnichannel, não pode existir uma versão sua no seu Blog, outra no Facebook, outra no Youtube e outra presencial.

Eu cometia esse erro, eu admito! Em todas as minhas redes sociais eu era a versão genérica de algum desses Gurus do Marketing Digital e por muitas vezes deixei de produzir conteúdo por puro medo ou insegurança, pensando em como eu poderia aproveitar uma linha de raciocínio pra vender alguma coisa.

Ou seja, eu me preocupava muito em escrever PARA O GOOGLE e não PARA AS PESSOAS. Eu tinha aquele formato de Blog que todo mundo tem igual, era o “chover no molhado”, sem identidade (sabe aquele blog que tem a fotinha em formato circular do lado, e o especialista com uma fotinha de braços cruzados e uma blusa social azul, com aquela captura de e-mail do tamanho do Everest no topo?). Muita gente não curtia meu conteúdo mas quando me assistia numa palestra ou me encontrava em algum evento, dizia que eu era muito legal e que tinha ficado meu fã.

Então eu entendi que o que eu precisava era alinhar esse Claudio Gabilan do presencial com os meus outros pontos de contatos com meu público. Parece óbvio não é? Eu podia ter evitado muita dor de cabeça se tivesse conversado antes com a minha audiência.

CONVERSE E RESPEITE SUA AUDIÊNCIA

Dê uma boa olhada para essa imagem:

Padrões cognitivos - www.claudiogabilan.com.br

 

O nosso cérebro funciona como um grande filtro, principalmente para ler PROCESSOS, ele acaba automatizando tudo o que for “igual” e automaticamente qualquer outra coisa que se diferencie ele acaba definindo como “referência”. Por isso nessa imagem das Bolinhas azuis, seu cérebro fica puxando a sua atenção o tempo todo para a única bolinha que falta no meio do “processo”.

E foi exatamente isso que eu fiz com meu Blog, eu tornei ele nessa Bolinha que falta. Comecei pelo Layout e formato do Blog, mudei o tema, as cores, a tipografia. Enfim, eu comecei a alinhar a VOZ da minha marca com toda comunicação visual.

A segunda coisa que fiz foi REMOVER TODAS AS POPUPS do Blog. Por DEUS, isso é chato pra caralho! Se você acessa o blog, já vem aquela popup chata pra kct: “Não deixe de baixar nosso mais completo guia sobre social media para quem quer faturar 7 dígitos em 24 horas! Clique em SIM eu quero para receber INTEIRAMENTE Grátis em seu e-mail AGORA mesmo ou clique em NÃO eu já sei tudo sobre SOCIAL MEDIA e não preciso dessa merda.”

E a popup de saída? “Ei, já está indo embora? Não saia sem antes cadastrar seu e-mail, CPF, Endereço, Conta bancária…” Cara isso é chato, CHATO! Além de estragar a experiência do usuário na sua leitura é uma baita falta de educação. É igual aquele vendedor que está com o botão vendedor pitbull ligado 24hs (Inclusive leia esse artigo onde falo mais sobre ser um vendedor Pika das Galáxias), se você diz que vai fazer uma viagem ele já quer te oferecer alguma coisa, se você diz que vai cortar o cabelo ele já te oferece uma máquina que você pode usar para cortar seu cabelo em casa com um mini curso online 100% free. Essa é a sensação que esse monte de popup passa.

Meu amigo, o resultado foi IMEDIATO! Além de subir o tempo de permanência de 1:20min para 4:21min IMEDIATAMENTE eu diminuí o meu Bounce rate em 27%! EXATAMENTE! “27 fucking percents”.

A terceira coisa que fiz, foi dar a minha cara para a minha forma de escrever, de me comunicar em minhas poções textuais. Incluí as porras dos meus palavrões (O que eu acho foda!), incluí também toda a minha pessoalidade e isso acabou me dando uma personalidade e autenticidade que eu não tinha antes. Todos os meus textos eram ridiculamente IGUAIS aos outros que se encontravam na internet. E meu amigo, se tem uma coisa que os seus leitores AMAM é a sua originalidade. Hoje eu sou cobrado pelos leitores se eu escrever qualquer coisa que lhes pareça muito formal RS.

Bom, é isso! Espero ter ajudado. Lembrando que temos um espaço para discussões e tira dúvidas aqui nos comentários belê? Bjão do Tio!