Como Atrair Clientes com Marketing Digital


Aprenda como atrair mais clientes para o seu negócio com Marketing Digital - Claudio Gabilan

 

Você já ouviu falar em Marketing Digital, mas tenho certeza que agora vai entender como utilizar para o seu negócio de uma maneira bem simples.

Opa! E aí, tá tranquilo? Tá Favorável?

Você acredita que em pleno 2016 muitas pessoas acreditam que ter um site apenas já é o ápice da presença online e do marketing digital?

Pois bem, se você tem um site saiba que você possui apenas uma ferramenta que compõe um tabuleiro cheio de outras peças importantes e que só tem resultado de fato jogadas juntas, cada uma com sua estratégia.

Neste artigo eu vou te mostrar exatamente os passos que utilizo em meus negócios online e que vão fazer com que você tenha melhores resultados. Não é uma fórmula de bolo, mas com certeza vai fazer a diferença no seu negócio se aplicadas corretamente. 

Atrair mais clientes é o objetivo de qualquer negócio que preza por sua sobrevivência. Para as empresas que utilizam seu site para oferecer seus produtos e serviços, a lógica é a mesma, mas mudam as ferramentas e entra em cena o Marketing Digital, principal aliado de quem busca gerar mais tráfego (Mais visitantes), com leitores e consumidores fiéis de seu conteúdo que se tornam finalmente clientes. Mas para isso é preciso relacionamento!

Não existe fórmula mágica, mas dá para seguir um caminho, um roteiro, um passo a passo para maximizar as chances de se obter bons resultados. Você precisa focar em 3 passos muito importantes que vão desdobrar todos os outros, o Primeiro é TRÁFEGO, o Segundo é RELACIONAMENTO e o Terceiro é FECHAMENTO/VENDA. Para isso, é necessário seguir algumas etapas, que vão desde traçar objetivos, planejar, executar e mensurar os resultados. O conteúdo é o recheio de tudo isso, a forma de atrair clientes, realmente interessados em sua empresa, produtos e serviços, e não simples consumidores convertidos com técnica agressiva que rende apenas uma venda.

Está comigo?! Vamos em frente!

empreender - InboundMarketing - Marketing de Conteúdo

As 3 Verdades sobre atrair clientes na internet (marketing digital)

Existem  3 verdades absolutas que eu acredito sobre conseguir clientes na internet. (Você vai concordar comigo)

1 . A melhor maneira de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele (Conrado Adolpho);

2. Com o poder da internet você pode ganhar muito mais do que você consegue imaginar e gastar;

3. Os custos baixos (em relação as outras ações de marketing), a segmentação e a possibilidade de corrigir alguma coisa mesmo durante o lançamento dela são mais efetivos do que qualquer outra coisa.

Viu, você precisa concordar comigo… são 3 verdades absolutas!

 

Mas tudo começa com o bom e velho planejamento! (Sim! Planejamento é a alma do negócio)

Você precisa definir qual o seu objetivo, suas metas. Mas isso precisa ser uma meta realmente sua, algo palpável, mensurável, realista.

Bom, vamos a alguns passos importantes para você aplicar no seu negócio e começar a atrair clientes:

 

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Passo 1: TRÁFEGO

No Marketing Digital, O primeiro passo é atrair visitantes para os canais da empresa. A melhor maneira de conseguir isso é através da produção de conteúdo. Primeiramente, é preciso mapear os conteúdos relevantes para o público-alvo e oferecê-los, por exemplo, em um blog. Isso abre um canal para o público chegar até você.

Essa é uma maneira da empresa se tornar uma referência no seu ramo de atuação e ser encontrada facilmente na internet. Empresas que priorizam manter um blog têm 13 vezes mais chances de ter um ROI (Retorno sobre investimento) positivo, de acordo com estudos de mercado.

Paralelamente, é preciso executar ações de otimização no seu conteúdo (SEO- Search Engine Optimization) para que seja alcançado no Google. A compra de mídia (como Google Adwords ou Facebook Ads) também pode dar um ótimo fôlego nos resultados de curto prazo.

Mas, é importante que você tenha a sua Persona MUITO BEM DEFINIDA, ou seja, Quem você quer atrair para se relacionar?

Mapeando uma persona: 

Persona, ou avatar, é o arquétipo do comprador que precisa ser conhecido da empresa, a definição de um cliente típico, com as características dos consumidores, seus desejos, aspirações, problemas… todos indícios do caminho que a empresa deve seguir para tê-los como clientes. Para mapear sua persona, idealmente, você deve entender seu cliente em 5 dimensões:

  • Propósito da compra: Qual o motivo fez com que o cliente comprasse seu produto/serviço?

  • Processo de compra: Como foi a compra em si?

  • Entendimento/utilização do produto/ serviço: Qual o grau de entendimento a pessoa tem sobre o produto que ela adquiriu? Ela continua utilizando-o?

  • Hábitos de consumo: Onde esta pessoa gasta seu dinheiro? Além do seu produto, o que ela gosta/precisa de comprar?

  • Dados demográficos: Sexo, idade, profissão, cargo, educação e situação financeira. (Abuse das redes sociais para fazer este perfil).

Se precisar de ajuda use esta ferramenta da Rockcontent sensacional: Gerador de Personas

 

como-conseguir-mais clientes com marketing digital

Passo 2: RELACIONAMENTO (Aqui é a grande mágica)

Não basta apenas conseguir novos contatos. De acordo com pesquisa publicada no livro “The Ultimate Sales Machine”, de Chet Holmes, apenas 3% deles estão prontos para comprar. Para aumentar esse percentual, é preciso se relacionar com eles, educando e gerando credibilidade, para então encaminhá-los até o momento da compra. Isso pode ser feito através de ações como: Mídias Sociais, E-mail Marketing.

Nas Mídias sociais: aproveite as características desses canais para conversar com o público, estreitar sua relação com os leads e oferecer conteúdos relevantes, como Guias, Checklists, Ebooks, MiniCursos, Treinamentos Online, Hangouts Aovivo. É importante que você busque de fato AJUDAR e não VENDER, Entregue conteúdo que realmente ajude a sua persona a RESOLVER UM PROBLEMA (que você já identificou ao mapear a sua persona) e busque levar sua persona para o próximo estágio do seu Funil de Vendas.

Já nesta fase, em E-mail Marketing: esse canal direto com o lead é uma oportunidade de ouro para oferecer conteúdos de acordo com a sua Persona, você ir direto nas suas necessidades e fazê-lo avançar até o momento da venda. Uma regra que utilizo é DÊ muito mais do que se espera receber do seu Lead, ofereça produtos, treinamentos, e-books que vão não só ajudar ele resolver o seu problema mas como vai educa-lo e conduzir para a próxima etapa do funil (é sempre importante lembrar de conduzir o Lead).

Tenha sempre este pensamento: “Quanto mais ajudo mais engajo a minha persona com a minha marca.”

Ainda em e-mail Marketing, é vital que você utilize uma ferramenta para Automação. Existem ótimas ferramentas gratuitas na web como o e-goi por exemplo.

Eu utilizo o ActiveCampaign, que é um pouco mais robusto e oferece algumas funcionalidades que preciso para me relacionar com meus leads. A automação lhe permite criar campanhas e mensagens automáticas e isso faz com que você ganhe tempo e amplie suas possibilidades.

 

Como atrair mais clientes com marketing digital

Passo 3: VENDA / FECHAMENTO

Agora é hora do SHOW!

Após as etapas, uma vez que os leads estejam “aquecidos” é hora de vender. As chances de vender para um lead “quente” são oito vezes maiores do que para um lead “frio”.  Para potencializar ainda mais os resultados, é necessário qualificar esses leads, definindo o perfil dos que são boas oportunidades para venda para filtrá-los e só então passar para o time de vendas. Exemplo de qualificações: Falando com Decisor, Cliente com verba disponível, Cliente preparado para comprar em xx dias, Nós resolvemos X problema do cliente.

Mas, o processo de venda não termina no contrato assinado! Existe a pós-venda…

Existem atualmente alguns caras que eu sigo e que são sensacionais em vendas!

 

Bom, agora é só monitorar com o Google Analitycs e fazer os ajustes necessários. com certeza irei fazer um material para complementar este artigo, mas preciso de sua participação… deixe aqui nos comentários a sua necessidade ou dúvida que irei te responder e vai me ajudar na criação de um e-book talvez para lhe oferecer um conteúdo melhor.

 

Ps: É importante que você tenha um modelo de negócios bem definido para que sua estratégia tenha êxito. Leia sobre Lean Canvas neste artigo.

 

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Um forte abraço e até a próxima!