Se você é da área de Administração ou Financeira com certeza você já deve ter escutado sobre a sigla CAC (Custo de Aquisição de Clientes). Quanto custa HOJE para o seu negócio trazer um novo cliente? Não sabe? Então continue comigo que eu vou te mostrar como calcular.

Saber exatamente quanto custa para trazer um cliente para o seu negócio é EXTREMAMENTE importante e evita investimentos errados, perda de tempo e dores de cabeça.

Nos últimos dias tenho conversado com empresários e empreendedores e todos eles dizem fazer marketing. Anunciam no jornal local, carro de som, impulsionam um post no facebook. Mas, o que eles não sabem, é que… ISSO NÃO É MARKETING! são canais de comunicação, apenas.

Por isso vejo tantos empresários frustrados, decepcionados porque jogam dinheiro fora! e acham que Marketing não funciona. Vamos analisar, digamos que você investiu X reais nesses canais, durante X dias. Quantos clientes ESSA AÇÃO te trouxe? Quanto desses X reais retornaram como ativo?

Percebe como isso tudo passa bem longe de ser Marketing? E é exatamente por isso que você tem a sensação de que Marketing não funciona, que está jogando dinheiro fora… E como se isso não bastasse, o empresário não procura profissionais qualificados para cuidar do Marketing do seu negócio.

E é aí que muitos deles, procuram os… “Sobrinhos”, É o que a maioria dos empresários fazem.

Você deve estar agora pensando: “Ok! Já entendi que estou errando, agora me mostre como calcular isso logo!”

Marketing sem medo - marketing para microempreendedores e pequenas empresas

COMO CALCULAR O CAC DO SEU NEGÓCIO

O CAC é o quanto você gasta com ações de marketing para fechar uma compra. Nesse custo entram valores como campanhas on e offline, criação de materiais, salários e todos os outros custos.

Você pode chegar nesse número dividindo seus gastos pelo número de clientes que entraram durante a ação.

Se você gastou, por exemplo, no mês de maio R$500 em ações de marketing, e, conseguiu 5 clientes. Logo, você tem um custo de aquisição de clientes de R$100.

Dificil, não é? rs

como calcular CAC - Marketing Sem Medo

Como analisar o custo de aquisição de clientes?

O CAC geralmente é usado juntamente com outras métricas, para medir o retorno das ações de marketing e para fazer planejamento de investimento nas mídias previstas em seu planejamento (caso tenha um).

Se você for começar a usá-lo agora busque fazer um paralelo entre esse valor e seu ticket médio para entender se seus investimentos estão sendo bem posicionados e estão valendo a pena.

Por exemplo, se seu CAC for R$100, e o ticket médio for R$50. Bom, você tem um enorme problema nas suas mãos, porque você sabe que, no fim do mês, sua conta não vai fechar. Então a solução é procurar novas maneiras de adquirir clientes, novas parcerias, e criar novos testes de canais. O mesmo acontece se seu custo de aquisição for igual ou apenas um pouco maior, afinal, você precisa lucrar e, bom, escalar.

O ideal é monitorar esse índice mensalmente e cruzar com outras métricas para conseguir informações mais aprofundadas e cada vez mais estratégicas, como o ROI (Retorno sobre Investimento).

 

Como reduzir o CAC

As taxas de conversão desempenham um papel extremamente importante no CAC da sua empresa, Considere o uso da metodologia de testes A / B para melhorar as taxas de conversão. O tráfego para o seu site pode ser facilmente segmentado, analisando os resultados em páginas distintas com diferentes ofertas.

Um caminho interessante é o Inbound Marketing, É fato que a internet revolucionou o comportamento do consumidor atualmente: 70% do processo de compra já é decidido antes mesmo de o cliente entrar em contato com a sua empresa. Isso significa que o acesso totalmente facilitado às informações evidencia que as empresas que ainda não adaptaram o seu negócio à internet estão perdendo inúmeras oportunidades de negócio.

Ter uma presença digital efetiva deixou de ser um diferencial e hoje é uma questão de sobrevivência no mercado.

Busque desenvolver um relacionamento com sua base de contatos e considere todas as maneiras possíveis para minimizar as dúvidas e quebrar objeções. Você pode, por exemplo:

  • Criar vídeos de demonstração que respondam às perguntas mais comuns dos prospects (Como num FAQ);

  • Disponibilizar em seu site informações sobre instalação do produto, como as configurações mínimas exigidas;

  • Disponibilizar cases e depoimentos de clientes que já utilizam o produto ou serviço como prova social;

  • Oferecer um comparativo da sua solução com as concorrentes, apontando as suas vantagens. 

PORQUE EU DEVO CALCULAR O CAC

Por 2 Motivos…

O 1° é para você parar de investir errado, achando que ficar colocando uma menina de shortinho na esquina panfletando é fazer Marketing, e com isso jogar rios de dinheiro fora sem saber se isso te traz retorno.

O 2° é para você como empresário/empreendedor abrir os olhos e entender que os tempos mudaram e que seu negócio precisa se reinventar, se atualizar.

Bom, eu tenho certeza que agora você entendeu o porque você deve calcular o Custo de Aquisição de Clientes e o Porque fazê-lo. Mas não para por aí… tem muito caminho para percorrer.

Indico a leitura desses artigos:

Bom, espero ter ajudado! 😉 Até a próxima! Vamo pra cima!