Conheça a síndrome do Empreendedor Miojo


Claudio Gabilan / Artigo - Empreendedor Miojo - www.claudiogabilan.com.br

Muita gente entra no mercado totalmente despreparada e iludida (Empreendedores Miojo) por fórmulas que prometem enriquecimento fácil e sem nenhum tipo de esforço.

É por isso que existem muitas pessoas frustradas e negócios que não saem do lugar. O motivo? Falta de preparo? Não apenas isso, aliás, se fosse apenas isso, 90% de quem esta empreendendo no país teria algum tipo de sucesso em seus negócios depois de passar por um treinamento (sério) ou outro. Então, qual o real problema? Com todo o respeito… O buraco é mais em baixo e você não pode acreditar que terá sucesso de um jeito instantâneo simplesmente por seguir um passo a passo de um Guru, assim você só se torna mais Empreendedor Miojo.

A verdade é que, nem todo mundo nasceu para empreender. EXATAMENTE ISSO! Vou repetir pra ficar gravado na sua mente, Nem todo mundo nasceu para empreender.

Empreender dói, deixa marcas, leva tempo, exige muito de você em todos os aspectos, você será considerado louco, chato, fissurado, viciado em trabalho, fará visitas constantes ao psicólogo ou irá adquirir vícios como beber café em excesso, assistir séries estranhas na Netflix, vai desenvolver um gosto estranho por política e por pessoas. Sem contar tudo aquilo que você perde e escolhe não viver, como alguns momentos em família ou churrasco com os amigos. Mas isso tudo é fichinha perto de uma palavra que é rotina na vida de um empreendedor, Resiliência. Viu como é fofo empreender?

 

E isso tudo eu estou falando apenas do que isso EXIGE de você como um empreendedor no aspecto pessoal (foi até superficial demais). O ponto é, muitos GURUS começaram a VENDER o empreendedorismo como remédio/solução para tudo!

  • Se você não aguenta mais o seu chefe peça demissão e vá empreender!
  • Se você quer dormir umas horas a mais e não ter de dar satisfação a ninguém, Vá empreender, Ser dono do próprio nariz!
  • Você quer ganhar muito dinheiro em pouco tempo com uma fórmula matadora que te faz ganhar dinheiro dormindo? Ah! Rapaz… Vá empreender!

NÃOOOO!!! Empreender não é moeda de troca, não é esse mar de rosas! Empreender É FODA! É levar porrada todo dia “mermão”! Eu fico PUTO quando vejo esses anúncios por ai prometendo essas merdas.

Empreender não é uma desculpa ou caminho pra você que gosta de procrastinar, não é pra você que é um acomodado, que não lê um livro no ano. Quando você empreende causa impacto social, ambiental, financeiro é muito mais do que “Ser bem sucedido”, “ser rico”, “ganhar prêmios”. Existe um cara que eu gostaria que você seguisse, que se chama Gary Vaynerchuck. Pesquise sobre ele, se inscreva no canal de youtube dele e você vai entender o que estou falando. Para de ferver na água desses Gurus ai e não permita que te transformem em um Empreendedor Miojo.

 

Empreendedor Miojo, você está frustrado? Não está feliz empreendendo?

A culpa É SUA! Você optou por isso, foi uma escolha que você fez.

Isso é errado? de modo algum, no mundo dos negócios o que mais acontece são as “tentativas e erros”. Se você está frustrado por não ter feito “7 dígitos em x dias” ou porque não tem 20 filiais em alguns meses como aquele seu amigo do facebook diz ter e fica postando todo final de semana uma foto de inauguração de uma filial nova, cara desencana. Esse NUNCA foi e NUNCA SERÁ o real motivo para alguém empreender, se buscam empreender APENAS por dinheiro, mais dia menos dia vai se quebrar e muito. Talvez, agora você esteja buscando migrar de área, ou voltar a fazer Cupcakes que um dia você amou fazer e trabalharia assim até sem receber salário por 2 meses.

Coloque em prática tudo o que você aprendeu no mundo do empreendedorismo em uma empresa quem sabe como um Intra-empreendedor.

Já pensou nisso? 

Veja algumas características do empreendedor neste outro artigo.

Curtiu esse artigo ou ficou com alguma dúvida? Você já sabe o que fazer 😉

Deixe aqui nos comentários! Bjo do Tio!