O que é Marketing de Relacionamento?


 

É ótimo que muitas empresas tenham percebido a importância de se relacionar com seus clientes, e se relacionarem da forma correta, aquele relacionamento que não é falso, que realmente demonstra a intenção de ajudar seus clientes.

Mas ainda com toda a evolução tecnológica e a facilidade de acesso às informações, as empresas ainda encontram uma certa dificuldade em estabelecer relações sólidas e produtivas com os seus clientes. De um modo geral, as empresas acreditam que ter acesso às pesquisas de mercado e a um bom conjunto de informações do cliente é suficiente para se estabelecer um relacionamento produtivo com ele. Imagine a probabilidade de sucesso de uma decisão matrimonial baseada em informações, onde os pretendentes respondem a um questionário e o computador cruza as respostas e indica a melhor alternativa (é bem assim mesmo que as empresas entendem o consumidor).

Temos a tendência de acreditar que essa é uma boa forma de construirmos relacionamentos, mas a prática tem mostrado que a tentativa de se estabelecer relações baseadas somente em informações gera relacionamentos teóricos e fracos. Relacionamentos são construídos com os contatos efetivos que geram experiências, que fazem histórias correndo de boca em boca, que criam marcas e mitos no mercado. Funcionários e clientes precisam ter histórias para contar das empresas com a qual se relacionam, para nutrir suas conversas. Estudos indicam que uma mensagem inserida numa história marca mais do que uma propaganda com efeitos especiais e tem um potencial de propagação muito superior.

Agora vamos entender… O que é Marketing?

O Marketing é uma ferramenta que visa criar um elo de comunicação das empresas com os seus clientes e até mesmo os seus potenciais clientes, criando ações com o objetivo de aumentar as vendas e por consequência o lucro. No entanto, além de potencializar as vendas, é necessário criar uma fidelização de clientes para que eles permaneçam adquirindo os produtos e serviços ofertados pela empresa, criando esse mecanismo de comunicação com o cliente para saber o grau de satisfação e se ele está disposto a adquirir novamente o que você oferece.

O Marketing acaba sendo uma ferramenta para a continuidade e para o crescimento da empresa, pois através dele o relacionamento com os clientes e potenciais clientes é realizado, garantindo que a empresa se torne sustentável e se mantenha por muitos anos ativa no mercado.

Vamos a alguns processos para instaurar o marketing de relacionamento:

  • Concentrar os esforços de marketing da empresa para a base existente de clientes, aumentando a confiança entre clientes e empresa sempre monitorando a qualidade dos produtos ou prestação dos serviços.
  • Desenvolver uma base de dados para os clientes que já compram com você e sempre mantê-los informados das novas ofertas e promoções da loja.
  • Entrar em contato com os clientes em datas especiais e aniversários.
  • Pesquisar informações dos clientes sobre seus produtos e atendimentos.
  • Manter a perspectiva integrada, desenvolvendo bonificações para clientes que mais compram com você. Pacotes de pontos ou cartões fidelidade.

 A Importância de Identificar os Clientes

Para que o Marketing de Relacionamento gere frutos é de grande importância que a empresa procure construir um banco de dados que permaneça sempre atualizado com os dados dos seus clientes.

É através do banco de dados que a empresa irá criar as campanhas e investir em formas de gerar a fidelização dos seus clientes.

Outro aspecto importante é identificar os clientes que realizam compras com maior frequência (Buyer Personas) e aqueles clientes cujas operações possuem grande relevância no faturamento da empresa. Esses clientes devem ter tratamento diferenciado, sendo realizado um acompanhamento personalizado de forma que a empresa realize todos os esforços para estreitar a sua relação com esses clientes.

Fazendo esse trabalho de identificação dos seus clientes, a empresa estará dando inicio ao processo de marketing de relacionamento com o seu público-alvo. Viu, como é muito mais do que apenas cruzar dados? É relacionamento no conceito mais puro da palavra.

Através deste trabalho de identificação do cliente, a empresa pode criar o seu plano de Marketing de relacionamento. Como por exemplo:

  1. Entrar em contato com o cliente informando de ofertas de produtos;
  2. Parabenizar o cliente em datas especiais de sua vida (exemplo: aniversário);
  3. Realizar pesquisa de satisfação com os clientes quanto a produtos e serviços fornecidos;
  4. Programa de bonificações através de planos de fidelidade;
  5. Outras ações;

O sucesso de um plano de marketing de relacionamento de uma empresa está diretamente ligado a quanto a empresa conseguiu se aproximar do seu cliente, de forma a compreender as necessidades e desejos da clientela, conseguindo potencializar em aumento das suas vendas e o reconhecimento da marca por parte do mercado consumidor e dos próprios concorrentes.

Espero que este artigo tenha sido útil e que tenha sucesso no Relacionamento com seus clientes!

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